quinta-feira, 4 de junho de 2009

SOU DAQUI E EXIJO RESPEITO?

Pra quem assistiu à campanha da Assembleia Legislativa de Rondônia e via, na propaganda, um senhor que tocava fogo em folhas secas, em seu quintal. Logo em seguida, aproximava-se um outro e pedia para que ele apagasse o fogo, pois aquilo prejudicava o meio ambiente.


É, é muito prejudicial, principalmente à sua vizinha que acabou de estender a roupa;

A campanha intitulada "Terra de Rondoniense" tinha como objetivo reaver as atitudes "cívicas" dos rondonienses, como por exemplo: Rondoniense não fura fila, não joga lixo no chão e não toca fogo em folhas secas pra não prejudicar o meio ambiente.

...

Entretanto, por que é que a assembleia não usou pra progapanda os verdadeiros responsáveis pelo desrespeito a natureza? Pelas verdadeiras queimadas?
Enquanto eu queimo folhas secas no meu quintal, tem fazendeiro transformando os verdes hectares em cinzas. Hectares e mais hectares. Afinal, todo mundo sabe que o boi precisa de pasto.E aqui, em Rondônia, onde os políticos tem uma mania de dizer que educação não serve pra nada, que analfabetos podem perfeitamente "crescer" na vida e ficar ricos do mesmo jeito. Onde você vê político dizendo a alunos mestrando na área de educação que, se pretendem como educadores "sobreviver", melhor virar prolicial militar, pois em Rondônia a educação não será privilégio nunca.
Quer ganhar dinheiro em Rondônia? Grile algumas terras que é mais fácil. Devie alguns rios e asfalte a estrada até a porteira da sua fazenda. Mas não se esqueça de vacinar o gado.
A "IDARÃÃO" agradece.

O que eu exijo? Exijo realmente respeito para com a população, que não merece e não é burra para esquecer de quem tranforma nossos dias azuis em dias cinzas. Cinzas de todas as formas.

Julho está chegando...
E Quem mora em Porto Velho respira fumaça pura durante metade da vida. Sim, se a cada seis meses temos ondas maravilhosas de fumaça,que duram os restantes seis meses, que cobrem esse nosso céu " que é sempre azul", é bem verdadeira a afirmação : PORTOVELHENSES passam metade suas vidas respirando fumaça.
Não bastando o incômodo, as doenças espiratórias causadas por esse esperado acontecimento que acontece a partir de julho, início das queimadas, agora a situação piorou!
Porto Velho está PARINDO gente grande. Chegam os novos "BANDEIRANTES DE RONDÔNIA". E com eles, o progresso. Quem sou eu para impedir o progresso?
O progresso está chegando e com ele a desordem, a poluição, a violência, e etc. e tal.
Já estou sentindo a fumaça penetrando meu corpo, e isso me causa uma angústia tremenda. 

Nosso céu está longe de engalanar a natureza.
Nossa gente está longe de se empolgar com essa orquestração.
E pelo visto Deus não livrou Rondônia de seus rivais. 
Porque nosso céu não é mais cristalino, quiçá puro.

...

3 comentários:

Árvore disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Árvore disse...

Isso é um drama... Sempre começa com uma pequena friagem que resseca tudo... e a população bem bacana... toca fogo nas folhas do quintal e no lixo da casa... Sem falar nas queimadas... E quem diz que nessa época nosso ceu é sempre azul? E quem respeita a si mesmo?

Mayara Montenegro disse...

Gostei do texto, a verdade que todo mundo sabe e ninguém divulga.